Tráfego online para negócios: Tudo sobre vender na internet

Tráfego online para negócios: Tudo sobre vender na internet

Quando se fala de tráfego online para negócios surgem muitas dúvidas a respeito de como ele deve ser feito e quais os reais benefícios para as empresas. A grande verdade é que o uso da internet para negócios é ainda pouco explorado pelas empresas e as vantagens que o tráfego online possibilita são desconhecidos da maioria delas. Portanto, se você deseja conquistar mais clientes aumentando as buscas na internet para o seu site, este artigo é fundamental.

Trafego online nada mais é do que trânsito de pessoas num determinado local da internet, logo, quando um cliente entra no site da sua empresa ela “trafega” pelo conteúdo do seu sítio eletrônico.

Agora que você já sabe o que é tráfego online fica fácil entender que, quanto maior for o número de acessos ao site do seu negócio, ou seja, quanto mais pessoas trafegarem pelo website da sua empresa, maiores serão as probabilidades de geração de vendas para o seu empreendimento.

Neste artigo você entenderá sobre os principais modelos de tráfego online e como os recursos que a internet oferecem podem ajudar a alavancar os resultados da sua empresa.

Mas antes de falarmos de tráfego online para negócios e como é possível conquistar mais clientes com o uso de suas estratégias, é preciso entender quais formas de acesso à internet podem ser utilizadas e como sua empresa pode beneficiar-se de cada uma de suas funcionalidades.

Tráfego online para negócios: Modelos de Existentes

Há diversas formas de se obter acessos para os sites, as principais são tráfego direto, trafego orgânico e tráfego pago. O uso de cada uma delas, pode indicar que o seu cliente está em um momento diferente de compra e muitas vezes revela como está a percepção dele em relação a sua empresa. Se isso ainda não ficou muito claro para você não se preocupe, ao entender cada uma das modalidades de tráfego online será mais fácil identificar em que momentos um potencial cliente usa cada uma dessas modalidades de acessos virtuais e como tirar proveito de cada um dos modelos de tráfego online para atrair mais clientes para o website da sua empresa.

Tráfego Online para Negócios: Tráfego Direto

No tráfego online direto como o próprio nome já diz, acontece quando o usuário digita a url seu site diretamente no navegador, sem utilizar qualquer meio intermediário que faça a conexão com o site. Quando você abre o navegador e digita diretamente o endereço do seu serviço de e-mail ou da rede social que utiliza por exemplo, está fazendo uso do acesso direto ao site.

Quando o usuário faz acesso a um website através de tráfego direto, isso indica que ele já conhece o endereço de url que deseja acessar e, quando trata-se do site de uma empresa, o acesso via tráfego direto é indicativo de que o usuário já sabe o que quer, e, se o volume de acessos vindos diretamente do navegador for alta, significa que a empresa possui relevância em seu segmento de atuação e que há identificação e reconhecimento da marca perante ao seu público.

Se ao analisar a origem de acessos ao site do seu negócio for identificado que a maior parte dos acessos é feito via tráfego online direto, é provável que o usuário tomou conhecimento a respeito da sua empresa através de outro canal (boca-a-boca, outros formatos de mídia, branding ou cartões de visitas por exemplo), e muito provavelmente este usuário está na fase de consideração ou de decisão de compra para o produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Ter alto volume de visitas ao website da sua empresa por intermédio de tráfego direto pode ser um ponto positivo no sentido de validação de força da sua marca, por outro lado, é um sinal de alerta caso as origens dos acessos virtuais ao site do seu negócio venham apenas deste canal.

Tráfego online direto: quando isso pode ser um mau sinal para o seu negócio

O tráfego online direto pode ser um péssimo sinal caso seja a única origem de visitas ao site da sua empresa. Isso ocorre porque ter um site na internet não significa ter presença relevante no ambiente virtual e, se os usuários não encontram a sua empresa através dos mecanismos de busca do google, é sinal que a sua empresa está invisível para a maior parte dos internautas que buscam diariamente pelas soluções que o seu negócio oferece.

Para tirar o máximo de proveito que o ambiente digital possibilita aos negócios, é preciso que o usuário que busca pela solução que a sua empresa oferece e sequer sabe da existência da sua empresa, a encontre através do tráfego online orgânico. Falaremos mais sobre o tráfego orgânico no próximo tópico e você entenderá porque ele é fundamental para que sua empresa atinja mais clientes através do aumento de visitas ao seu website.

Tráfego Online para Negócios: Busca Orgânica

O tráfego online orgânico consiste nas visitas que chegam ao seu site através dos buscadores da internet. O buscador mais popular atualmente é o Google, neste buscador o usuário faz pesquisas através de termos-chaves e o Google apresenta os resultados que julga mais relevantes para manter a boa experiência do usuário.

De acordo com site Tecmundo, só no ano de 2014 cerca de 100 bilhões de buscas foram realizadas mensalmente através do buscador. Apenas no Brasil mais de 90% das buscas online são feitas através do Google e, dados levantados pelo IBGE e divulgados pelo site Globo o Brasil tem cerca de 116 milhões de pessoas conectadas à rede mundial de computadores.

Pode ter certeza, grande parte do seu público-alvo faz pesquisas online antes de decidir efetuar uma compra, portanto, nas estratégias de tráfego online para negócios é preciso considerar as buscas orgânicas como ferramenta fundamental para aumentar as vendas na internet.

Agora que você sabe o que é tráfego online orgânico e o grande potencial que ele possui para o seu negócio, é preciso saber quais os principais elementos que o Google considera para colocar o seu site nas primeiras posições de buscas para os termos chaves do seu nicho de atuação e consequentemente trazer mais tráfego online para o seu website.

Como obter mais acessos no site do seu negócio através da busca orgânica

Para aumentar os acessos online ao seu site é preciso levar em conta os fatores que o Google considera para que um site seja relevante o suficiente para aparecer nas primeiras posições do motor de busca. O Google leva em conta mais de 300 fatores para determinar em qual posicionamento um site aparecerá para a busca dos termos chave que o usuário digita, e, conquistará as primeiras posições os sites que atenderem aos pré-requisitos adotados pelo buscador. Logo, os sites participam de uma disputa e eles aparecem posicionados no Google de forma decrescente, onde o melhor colocado aparece na primeira posição das buscas orgânicas e os demais aparecem sequencialmente de acordo com a pontuação estabelecida pelo Google.

Isso significa que se o seu site for bem pontuado ele pode aparecer na primeira página do Google ou pode aparecer na 26ª página se estiver mal pontuado por exemplo. E qual a importância de aparecer nas primeiras posições?

Ter um site nas primeiras posições dos motores de busca é importante para o tráfego online do seu negócio porque a maior parte dos usuários não acessam a 2ª página do Google quando efetuam uma pesquisa. Uma reportagem da revista Exame revela que cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas em motores de busca só clicam em resultados que aparecem na primeira página de pesquisas, e é na primeira página que seu website deve aparecer nas buscas do Google para que você aumente o tráfego online da sua empresa.

Portanto, para aumentar o rankeamento do seu site com mais volume de tráfego orgânico é preciso cuidar da otimização de conteúdo do site e otimização off page. Falaremos sobre cada um destes itens a seguir para que você possa melhorar a experiência do usuário e aumentar sua pontuação dentro dos parâmetros do Google.

 Otimização do conteúdo

Para alavancar o tráfego online orgânico do seu negócio é de suma importância cuidar da otimização on page do seu site, mas afinal, o que seria otimização on page?

Otimização on page é tudo que é visto uma página online, tais como textos e imagens, em resumo, refere-se ao conteúdo do site. Quando o Google avalia um site para determinar qual posição ele conquistará no mecanismo de busca, um dos fatores que ele avalia é o conteúdo que o site apresenta. O Google sempre priorizará conteúdos que estão relacionados aos termos-chave que o usuário pesquisa, logo, se você tem uma empresa de vendas de vestidos de noiva por exemplo, é preciso que o termo “vestido de noiva” seja identificado pelo Google quando ele escolhe os sites que irão aparecer nas primeiras posições desta busca.

Para que haja o crescimento do tráfego online da sua empresa, além dos textos, é preciso que as imagens estejam otimizadas para os mecanismos de busca, é a junção de todos estes elementos que farão a diferença na otimização de conteúdo do site da sua empresa.

Otimização de conteúdo é imprescindível para se obter o crescimento de tráfego online para negócios e, desenvolver um conteúdo planejado para alcançar os melhores resultados nos mecanismos de busca é importante não apenas para ganhar pontos com o Google como também é fundamental para a conquista de novos clientes, pois quanto mais informações seu público-alvo souber a respeito da sua empresa, mais envolvimento ele terá com a sua marca e mais objeções poderão ser quebradas para a conclusão da venda. Por isso, investir no conteúdo do seu site é essencial para garantir mais resultados ao seu negócio e melhorar o desempenho nos acessos online do site da sua empresa.

Otimização Off Page

A otimização off page refere-se ao que não é visto dentro do site, ao que está “fora da página” mas que contam pontos para o grau de relevância que seu website terá junto aos mecanismos de busca. São vários os fatores que envolvem a otimização off page, os principais deles o recebimento de links externos e o tráfego e permanência dentro da página.

No tráfego online orgânico a otimização off page será responsável pelo aumento de autoridade do seu site pois quanto mais outros sites falam do site da sua empresa, mais o Google entende que o seu website possui conteúdo relevante e por isso é compartilhado na web. Mas, para que este recurso seja utilizado de forma correta, é preciso que os backlinks (como são chamados os links externos) sejam de sites com autoridade e preferencialmente do mesmo nicho que sua empresa atua.

Além dos links externos, é importante que o seu site também faça referência a outros sites através de links de entrada e faça links com outros artigos dentro do seu site através de links internos.

O uso de links é um recurso que auxilia no aumento do tempo de permanência do usuário na página da sua empresa e este fator também é de grande relevância para o Google e ajuda no rankeamento para o aumento do tráfego online da sua empresa. Para que o uso destes recursos seja viável, é preciso sempre levar em conta a qualidade do conteúdo do seu site, como você pode ver, vários recursos de otimização de sites estão relacionados e a ausência do uso de um recurso pode comprometer a eficiência de outro.

A lição que fica é: Aumentar o tráfego online para negócios exige investimento em conteúdo de qualidade e preocupação com a experiência do usuário.

Tráfego Online para negócios: Busca paga

O sonho de 10 entre 10 empresários que desejam obter mais resultados através de visitas online nos sites de suas empresas é aparecer na primeira página do Google nos resultados orgânicos, entretanto, como você viu nos tópicos acima, os resultados com esta estratégia exige investimento de tempo e os seus resultados são mais visíveis no médio a longo prazo. Por isso, o uso do tráfego online pago pode ser uma excelente estratégia para a conquista de resultados imediatos.

No tráfego online para negócios a estratégia de trazer visitantes ao site via mídia paga pode ser interessante se o seu site ainda possui pouca visibilidade e você deseja obter resultados em curto prazo de tempo.

O uso do tráfego online pago pode ser utilizado para diversas finalidades, e, para cada uma delas, o tipo de mídia escolhido deve ser atentamente analisado para o alcance dos seus objetivos.

O tráfego online para negócios via mídia paga pode ser aplicado com o objetivo de aumento de visibilidade e reconhecimento da marca, captura de leads para marketing de relacionamento e funil de vendas ou para geração de vendas para o seu negócio.

Vantagens e desvantagens do uso de tráfego online pago

A grande vantagem do uso do tráfego online pago é que quando você insere um orçamento na mídia escolhida, imediatamente você consegue obter resultados através de visitas ao seu website. Outro grande diferencial é a possibilidade de segmentação do público que você deseja atrair para visitas no site da sua empresa, com possibilidades de filtrar região geográfica, idade, gênero e interesses mais específicos que estejam relacionados com ao negócio, o tráfego online pago possibilita o envio de tráfego qualificado para a sua empresa.

A principal desvantagem, é que para atrair estas visitas online para a sua empresa é necessário pagar. Além disso, o custo de investimento em mídias pagas às vezes acaba sendo alto dependendo do resultado que deseja-se obter, por isso, é importante que seja feito um planejamento minucioso antes de adotar esta estratégia para aumentar o tráfego online do seu negócio.

Dentre as principais ferramentas de tráfego online pago utilizados atualmente, encontram-se Google Ads e Social Ads (Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads) entre tantas outras que poderemos abordar em outro post, mas agora falaremos sobre o Google Ads que é a mais utilizada.

Google Ads

Ter visibilidade nos motores de buscas é fundamental para quem deseja aumentar os acessos online do seu site e, o Google Ads pode ser uma ferramenta interessante para sites que ainda não estão otimizados para aparecer nos resultados de buscas orgânicas. E, é comum que algumas empresas que já obtêm resultados através do posicionamento orgânico, usem o Google Ads como ferramenta complementar para trazer tráfego online qualificado para os seus sites.

Através do Google Ads é possível pagar para o Google te colocar nas primeiras posições de busca, através desta ferramenta o anunciante determina quanto deseja pagar por clique e o Google posiciona o site no motor de busca de acordo com um leilão com outros anunciantes concorrentes. Logo, conquista as melhores posições no leilão o anunciante que der o maior lance para a palavra-chave que deseja posicionar. O quanto será necessário investir para obter um bom resultado, com ROI (retorno sobre o investimento) positivo, depende da concorrência existente no seu nicho de atuação.

No tráfego online para negócios o uso do Google Ads é responsável por trazer tráfego qualificado, desde que configurado corretamente, com possibilidade de resultados imediatos para a sua empresa. Para um e-commerce, por exemplo, que possui ampla concorrência e dificuldades de posicionar o seu site nas buscas orgânicas, o uso do Google Ads pode ser essencial para atingir o público-alvo no momento exato que ela busca pelo seu produto ou serviço no motor de busca mais utilizado mundialmente. Qualquer ferramenta de tráfego online pago, quando utilizado com o objetivo de compra, pode ter o ROI mensurado num curto espaço de tempo, sendo uma grande vantagem se comparado a outros objetivos de tráfego.

Tráfego online para negócios: considerações finais

Com todas informações apresentadas neste artigo sobre tráfego online para negócios, fica evidente o quanto aumentar o número de visitantes no site de uma empresa é essencial para gerar novas oportunidades de negócios com custo reduzido.

Conseguir aumentar o número de acessos no site da sua empresa via tráfego online orgânico é algo que deve ser colocado como meta e planejado em todos os detalhes para que os resultados sejam alcançados em médio a longo prazo, é um processo que demanda tempo e dedicação, mas os resultados obtidos compensam qualquer esforço que seja feito.

Vimos também que, mesmo que o tráfego online do seu negócio ainda seja baixo, pode ser interessante investir em tráfego online pago para conseguir resultado em curto prazo e usar este recurso como estratégia adicional para melhorar os resultados de tráfego online da sua empresa. Apesar do tráfego online pago exigir investimento financeiro, esta estratégia pode gerar uma boa relação de custo x benefício se comparado aos custos que um negócio físico tem: pode ser muito mais barato gerar uma venda via visitante online em seu negócio do que contratar um novo vendedor para gerar mais vendas para a sua empresa.

O uso da internet para aumentar o número de clientes é o modelo de estratégia ideal para a empresa que deseja ganhar visibilidade, alcançando novos mercados e realizar mais vendas com custo reduzido. Podemos concluir que o trafego online para negócios deve ser utilizado de diversas maneiras, não devemos nos limitar a apenas uma ferramenta e sim utilizá-las de formas complementares para extrairmos o máximo de potencial que cada uma delas possibilitam.

By |2018-11-27T00:45:42+00:00Novembro 19th, 2018|Marketing Digital|